Com o compromisso de impulsionar a igualdade de gênero e fortalecer a atuação feminina nos espaços de poder e decisão, foi lançado neste domingo (18), em Brasília, o Instituto Nós por Elas. A iniciativa é fruto da união de um grupo de mulheres atuantes nos setores jurídico e cultural, que enxergaram a necessidade de ir além das ações tradicionais de enfrentamento à desigualdade.

Durante o evento de inauguração, uma das idealizadoras do projeto, a juíza Renata Gil, destacou a importância do engajamento coletivo para a transformação social. “Sabíamos que não bastavam as leis, o trabalho da polícia, da Justiça, as campanhas e atuação das ONGs. É necessário o envolvimento contínuo das pessoas, como diria a ministra Sônia Guajajara”, afirmou Renata Gil.

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, além dos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, que reforçaram com sua presença o apoio do Judiciário à luta por equidade de gênero. O Instituto Nós por Elas nasce com o objetivo de inspirar, apoiar e potencializar a trajetória das mulheres, promovendo ações integradas que envolvam educação, cultura, formação política, articulação com o poder público e iniciativas da sociedade civil.